Quem ganha sabe a hora de jogar
| PREGÃO DA BOLSA - A perda ou o ganho estão no fim da curva. |
Para muitos brasileiros, a bolsa de valores ainda é uma festa à qual a maioria só é convidada para pagar a conta e limpar o salão. Foi assim na primeira grande euforia no começo dos anos 70, quando as bolsas pareciam distribuir as riquezas do milagre econômico, mas serviram mesmo para socializar as perdas. Não é mais assim. Investir em ações no Brasil oferece hoje os mesmos riscos e prêmios dos grandes mercados de papel dos países avançados. Lá, como aqui, investir em ações exige conhecimento, habilidades de jogador e disposição para enfrentar riscos.
A HORA DE ENTRAR
Os dirigentes das bolsas gostam de lamentar o fato de seu negócio ser o único que afasta os clientes nos momentos de grandes liquidações – ou seja, quando as ações estão baratas. É uma meia verdade. O cliente só foge quando acha que as ações em liquidação tendem a valer ainda menos. Mas o ponto de entrada é decisivo para definir ganho ou perda com ações. No caso do índice Bovespa:
• Quem entrou na bolsa no pico da valorização, ocorrido em maio de 2007, estava perdendo 29% do investimento na sexta-feira passada.
• Quem comprou papéis em setembro de 2007, ou seja, há um ano, perdia apenas 3% na semana passada.
• Quem entrou na Bovespa há dois anos, em setembro de 2006, ainda ganhava 45% na semana passada.
A HORA DE SAIR
Seja um veterano ou um novato, um gênio das finanças ou um analfabeto financeiro, a única maneira de ganhar nas bolsas é vender as ações por um preço maior do que aquele pago por elas.
• Quem tem sangue-frio e confia que o pico de valorização ainda não chegou segura as ações e pode lucrar mais. Se avaliar erradamente, venderá na curva descendente e ganhará menos.
• Os maiores ganhadores são aqueles que estabelecem para si mesmos gatilhos de compra e venda e obedecem fielmente às suas diretrizes. Por exemplo: um investidor da Bovespa que decida vender sempre que o índice passar de 53 000 pontos e comprar sempre que o índice baixar a 45 000 pontos poderá não fazer fortuna instantânea, mas terá menos probabilidade de perder grandes somas.
