| Stockbyte/Getty Images/Royalty Free |
Especialistas reuniram um conjunto de questões que, feitas durante a visita a uma escola, podem ajudar a esclarecer se ela é de fato boa – ou não. A lista:
Existe um plano de carreira para os professores?
Comentário dos especialistas: o fato de a escola oferecer incentivos, como cursos e premiações por mérito, não é de interesse apenas dos professores. Mais motivados, eles costumam dar aulas melhores – e isso aparece nas pesquisas.
Qual é a carga horária das aulas de língua estrangeira?
Comentário dos especialistas: estudos mostram que o mínimo necessário para garantir que as crianças aprendam uma língua estrangeira são três horas de aula por semana – com menos do que isso, o efeito será muito pequeno
Quais são as metas acadêmicas da escola para os próximos anos?
Comentário dos especialistas: escolas que conseguem explicar com clareza seus objetivos acadêmicos estão no caminho certo. Um plano consistente é sinal de que o colégio identifica seus pontos fracos e sabe o que precisa fazer para avançar.
Como os laboratórios são usados em prol do aprendizado?
Comentário dos especialistas: laboratórios modernos de ciências e computação não significam muito se a escola não tem planejamento nem profissionais preparados para utilizá-los em favor do bom ensino. A ausência de resposta para tal pergunta é um mau sinal.
Há leitura obrigatória de livros não didáticos?
Comentário dos especialistas: colégios que indicam uma lista de livros costumam se sair melhor em todas as disciplinas. Mas atenção: bons resultados pertencem àquele grupo de escolas que discutem as obras na sala de aula e pedem aos estudantes que realizem trabalhos relacionados a elas.
